Gestão de riscos em aquisições

Carga horária: 20h

R$ 297,00 ou 3X de R$ 99,00
FINALIZAR COMPRA

   

Apresentação:

O risco, do ponto de vista do gerenciamento de projetos, é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto (PMBOK, 2013). Um risco é caracterizado pela sua probabilidade de ocorrência e pelo seu impacto sobre os objetivos do projeto.

Considerando que em todas as atividades humanas existem riscos, o processo de gestão desses torna-se essencial para balancear a relação custo-risco em busca dos resultados estratégicos.

A prática de gestão de riscos vem sendo cada vez adotada na administração pública e é um tema de destaque na IN 05/2017 e no Referencial de Governança do TCU. O curso tratar tanto da definição de riscos organizacionais como das especificidades do tema nos contratos e licitações, em especial quanto à matriz de risco.

O conteúdo está atualizado com a Instrução Normativa Conjunta CGU/MP 001/2016 – TCU.

 

Objetivo Geral

  1. Capacitar os participantes no entendimento da gestão de riscos para a identificação de oportunidades e ameaças aos objetivos da instituição e para a aquisição de uma base sólida de informações para a tomada de decisões no setor público.

     

    Objetivos específicos

    - Apresentar uma estrutura genérica de implementação de processos de gestão de riscos;
    - Propiciar base de conhecimentos para a Gestão de Riscos eficaz e eficiente;
    - Abordar a integração do processo de Gestão de Riscos com outros processos da organização;

    - Fazer entender a Gestão de Riscos no âmbito da estratégia e das operações;
    - Apresentar as vantagens de um Sistema de Gestão de Riscos e uma metodologia para a sua implementação;

    - Compreender os objetivos e técnicas de identificação de riscos;

    - Proceder à análise quantitativa dos riscos;

    - Identificar e tratar riscos aplicáveis às licitações e contratos;

- realizar contratações utilizando a matriz de riscos.

 

 

 

Programa

-

- Benefícios e aplicações da Gestão de Riscos no setor público.
- Conceitos básicos, termos e definições.
- Introdução à ISO 31000:2009: escopo, princípios, estrutura e processo de Gestão de Riscos.
- A interface da governança com a gestão de riscos.
- Gerenciamento dos  Riscos: comunicação e consulta, estabelecimento do contexto, identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos, tratamento de riscos, monitoramento e análise crítica.

- Como analisar de riscos.
- Identificação de riscos : Objetivos, Metodologia, Matriz de Riscos e Categorização de Riscos

- Análise quantitativa de riscos: Objetivo, Metodologia, Cálculo do Risco e Resultados

- Identificação e mensuração de riscos nos processos de Planejamento da Licitação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato

Utilização da Matriz de Riscos na gestão contratual

- Elaboração da Matriz de Riscos e ações de tratamento, nos moldes da IN 05/2017 SEGES/MPDG

AULA 01

Assistir

Thiago Bergmann

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!